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sábado, 1 de setembro de 2012

computador de bordo mondeo 97

Se você possui um mondeo ano 97 e gostaria de instalar um computador de bordo igual ao do mondeo V6 , fique sabendo que funciona direitinho, eu instalei no meu e ficou ótimo, se você possui o mondeo 97 com teto solar ( o modelo mais completo ) é mais fácil ainda de instalar. mas da pra fazer nos dois modelos,vou passar o tutorial completo de como fazer a instalação.
se vocês tiverem duvidas é só deixar um recado que responderei assim que possilvel...




 Instalando Computador de Bordo no Mondeo MK2
Vamos lá, felas. Vou postar o "how to" para instalar o CPU de bordo na barca MK2... acho que foi o
UP mais show que já fiz!!!!!
Grau de dificuldade:
médio/fácil - dependendo da sua habilidade
Tempo médio:
Aprox. 2 horas.
Material necessário:
CPU de bordo do Mondeo MK2
Chave estrela
Chave de fenda bem fina
Solda
Ferro de solda
Fio (3 fios se não ligar o sensor de temperatura, com cerca de 3m ou 5 fios, onde 2 a mais são para
ligar o + e - do sensor de temperatura)
Eu usei esse fio aqui:



Creio que seja um cabo para rede, com vários fios monofilamentos internos, finos... achei perfeitos.
Usei 3 deles: o verde, azul e amarelo. Comprei 5m desse fio para garantir.
Passo a passo:
1. identifique o plug de onde serão puxadas as ligações (desse plug você puxará o fio do VSS e o fio
do fluxo de combustível (não sei se o nome é esse, mas esse é o fio encarregado de mostrar o
consumo).



2. identificar por onde o fio passará do cofre do motor para a cabine. Há duas tampas de borracha,
próximas a coluna do amortecedor do lado do motorista.


Eu localizei um buraco um pouco abaixo, entre essas duas borrachas, que dá acesso à cabine e
passei meu feixe (o fio que passei é esse branco)

3. desmonte o painel do carro: retire a moldura e o painel de instrumentos. Retire a tampa que fica
abaixo da direção (onde fica o conector para ligar o scanner).
 

Com tudo desmontado, fica mais fácil ver onde o fio chegará.
Nas 2 fotos seguintes mostrando onde peguei o fio. O fio chega próximo da caixa de fusíveis interno.





 4. o próximo passo é passar o fio até a área onde fica o CB


Passei o meu feixe por trás do suporte que fixa o painel de instrumentos, certificando que não
atrapalhará a montagem de nenhuma peça.


Aí o feixe junto com o plug do CB.
5. Escolha as cores dos fios para as devidas ligações e ligue ao plug do CB:
A ligação fica assim:
- Pino 8: ligar o sensor da bóia (vem do plug da bóia e abaixo mostro qual ligar). Nesse usei um fio
verde.
- Pino 1: ligar o fio que vem do VSS (usei fio azul)
- Pino 9: ligar o fio do fluxo de combustível (usei fio amarelo)
- Pinos 13 e 14: são + e - do sensor de temperatura.
6. Desmonte o plug do CB, para fazer as ligações do fio. Basta usar uma chave fina e forçar nas
presilhas. Abre muito fácil.
OBS.: Desconecte o cabo da bateria, antes de começar a mexer com a fiação, para evitar riscos
de curto durante a ligação!






Veja como o plug é bem legal. Basta tirar a capa da ponta do fio e fixar no local. O plug tem pequenas
hastes de metal no leito onde você põe o fio, que fixa-o, sem precisar de solda.
Abaixo, o plug já com os fios conectados:




7. feche o plug do CB:





8. Passe um fio, o que você ligou no pino 8 do plug do CB, para debaixo do banco traseiro. Eu passei
por dentro do console central, sem precisar desmontá-lo. Como o fio era fino, foi só empurrar para
debaixo e lá perto do cinzeiro traseiro, forcei o plástico lateralmente e vi uma abertura no carpete.
Então joguei o fio para debaixo do carpete e com ajuda de um canudo de plástico firme, forcei até
sair no por baixo do banco.



9. Esse fio deve ser ligado ao pino 2 do conector da bomba. É fácil, é o pino do meio, do lado que tem
3 pinos.




Desencape uma pequena área e faça a solda:




10. Agora vamos voltar ao motor e fazer as ligações do VSS e do fluxo de gasosa:




O fio do VSS é o fio 5 (e minha ponte foi feita com fio azul, no CB, portanto liguei o fio azul no pino 5
do plug do motor) e Fio 10 é o do fluxo de gasosa, o qual usei o fio amarelo para tal.
O plug é todo numerado nas parte de trás, portanto não tem erro.



NOTA: para o Mondeo a partir de 1998 (acho que o tampa preta), há uma mudança no padrão do
plug. Nesses, o VSS é o pino 13 e o fluxo de combustível é o pino 28.
Notem que o meu é 97, portanto essa nota não se aplica ao meu caso.
11. Isole as soldas com fita isolante e monte tudo.
12. ponha o computador de bordo no local e comece a brincar hehehe



5,7 Km rodados.



Consumo médio, em L/100Km... nesse aí deu cerca de 8,85Km/L... nada mal hhehehe. Conta simples:
divide 100 pelo valor mostrado no CB.



Velocidade média de 24Km/h


Consumo instantâneo: quando em lenta, ele marca em L/h. Quando andando ele passa a marcar em
L/100Km... muito show para monitorar a tocada e tentar andar de forma mais econômica ou não
hehehehehe

 As funções que não funcionaram. A temperatura por falta do sensor.


A autonomia deveria ter funcionado, mas liguei do fio que manda a informação para a bóia, por
recomendação do tutorial do mirez, mas, segundo esse, pode ou não funcionar. Para ter precisão só
mesmo instalando a bóia do Ghia., no meu funcionou certinho foi so fazer os passos seguintes..
É isso aí! Divirtam-se, feras e mãos a obra... esse UP é excelente!!!!!

SAF PARTE II

Feras, acabei descobrindo como fazer a bóia do não-Ghia agir semelhante à do Ghia... cheguei a essa
conclusão comparando apenas em fotos e única diferença visível foi 1 FIO!!!!!
Vamos ao SAF parte II:
1. Remova a bomba/bóia. Basta soltar a borracha que a cobre, soltar os canos de gasosa, soltar o
plug e retirar um anel de metal, que dá para remover a bomba com carinho!



2. Você deve ligar um fio ao contato onde falta, apontado pela seta da direita.




Usei um pino de fonte de computador e o abri igual a uma garrinha, para não precisar soldar! Passei
uma serra para ferro bem no meio do pino, fazendo uma fenda.
Não recomendo fazer solda nessa placa. Monte semelhante ao pino com fio verde. As fotos estão
ruins, mas vendo pessoalmente dá para entender.
3. O fio daquele contato, deve ser ligado no pino do meio, do lado de 3 pinos do plug da bóia. Esse é
o pino que foi ligado ao CB e não tinha nada. Veja a foto da parte de baixo do plug, que fica pro lado
de dentro do tanque:




4. Abra esse plug , puxando pelas aspas laterais e solde o fio no pino indicado (aquele do centro,
onde há 3 pinos).


Abaixo, está em destaque a gambiarra que fiz, também usei um fio verde, e o pino de fonte de
computador. Esse pino é cilindríco, formado por 3 pecinhas de metal... que eu abri um rasgo, uma
fenda, para "abocanhar" a placa com o contato.




5. Pronto... monte tudo e seja feliz!!!!!


Editado por Márcio de souza..

Duvidas deixe seu recado que responderei assim que possível.

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7 comentários:

  1. Preciso de dicas para instalação do chek control do mondeo MK2 em um mondeo GLX-FG
    Fico aguardando: Att. Erivelton
    e-mail: erivelton_kloos@hotmail.com

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  2. Boa noite amigão, tenho um mondeo glx e gostaria de comprar um pc bord do V6, tu sabe onde consigo um? Agradeço desde já.

    Abraço


    Sérgio
    elbonquerner@hotmail.com

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    Respostas
    1. é difícil de achar este pc de bordo,eu comprei de um cara pela net.o nome dele é serginho ribeiro,ele esta em quase todas a comunidades do mondeo la no face vcs encontram ele.ele é de maringa parana...

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  3. oi boa noite meu nome e jorge gostaria de ligar os fio + e -teperatura do computador bordo mondeo 97, onde fica no carro, agradeço.Márcio de souza..

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    Respostas
    1. jorge,o fio + e - da temperatura não liguei no meu pois nao tenho o termometro pra medir a temperatura,,,
      no chicote do carro os pinos 13 e 14 sao da temperatura.ai vc vai ter q levar ate o sensor q vc tiver..o meu é um glx completo com teto,ja estava tudo pronto foi so fazer a ligação dentro da bomba,o resto não precisei fazer..

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  4. boa tarde to aguardando sua ajuda...

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  5. Tuto 100% so não acho a CPU pra comprar peo meu glx fg mk 2

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