Mondeo GLX
Opção da Ford traz
amplo espaço, mecânica moderna
e bom comportamento dinâmico num segmento disputado
e bom comportamento dinâmico num segmento disputado
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Novo motor para o Vectra, reestilização do Toyota Corona e do Honda Accord, a chegada do
novo Passat: o segmento dos médios-grandes tem estado agitado como nunca no Brasil. Para
analisar as chances de competição da Ford neste segmento avaliamos um Mondeo GLX,
versão mais luxuosa do sedã que também oferece o acabamento CLX, mais simples, com um motor V6 de 2,5 litros
Com 2,70 metros entre eixos, o Mondeo pertence claramente ao segmento D do mercado. Está portanto um degrau acima do Marea, Civic e outros médios, aos quais algumas publicações insistem em compará-lo. Resultado de um projeto vultuoso de seis milhões de dólares, foi lançado na Europa em 1993 e três anos depois assumiu as formas atuais, integradas ao New Edge Design que a Ford vem propondo em toda a linha, do Ka ao Taurus. A versão GLX, com o mesmo motor Zetec de 2 litros e 16 válvulas da CLX, custa R$ 38.684 com câmbio manual. O único opcional é câmbio automático de quatro marchas. Todo o resto vem de série, com destaque para duas bolsas infláveis, freios anti travamento (ABS), teto solar elétrico e controle automático de temperatura do ar-condicionado .
Com 2,70 metros entre eixos, o Mondeo pertence claramente ao segmento D do mercado. Está portanto um degrau acima do Marea, Civic e outros médios, aos quais algumas publicações insistem em compará-lo. Resultado de um projeto vultuoso de seis milhões de dólares, foi lançado na Europa em 1993 e três anos depois assumiu as formas atuais, integradas ao New Edge Design que a Ford vem propondo em toda a linha, do Ka ao Taurus. A versão GLX, com o mesmo motor Zetec de 2 litros e 16 válvulas da CLX, custa R$ 38.684 com câmbio manual. O único opcional é câmbio automático de quatro marchas. Todo o resto vem de série, com destaque para duas bolsas infláveis, freios anti travamento (ABS), teto solar elétrico e controle automático de temperatura do ar-condicionado .
A
remodelação em 1997 deu-lhe linhas arrojadas, como nos faróis e lanternas que avançam
nos pára-lamas
As linhas sóbrias e algo anônimas do primeiro Mondeo -- dizia-se à época que pareciam a fusão entre diversos modelos japoneses -- deram lugar a traços mais fortes e agressivos. Faróis alongados e enormes lanternas traseiras, que avançam pelos pára-lamas, detalhes cromados na grade e na moldura de placa traseira, a saída de ar no pára-choque posterior: tudo concorre para um ar de grande personalidade. As opiniões se dividem: há quem goste e quem deteste -- difícil é ficar indiferente.
Mais tradicional é o interior do Mondeo, bem-acabado como de tradição na Ford. Modificações sutis foram feitas na remodelação da linha '97, apenas nas saídas de ar. Disso resulta certo desacordo entre a aparência antiga do painel e volante e o arrojo das linhas externas. Mas as críticas param por aí. O espaço interno, efetivamente amplo, permite acomodar cinco adultos com conforto. O velho meio de comparação funciona bem neste caso: ajuste o banco do motorista a seu porte físico e sente-se atrás. O resultado estará entre os melhores da categoria. O banco traseiro oferece encosto de cabeça e cinto de três pontos também para o passageiro central.
Encontrar a posição de dirigir ideal torna-se fácil com os ajustes de altura do banco (elétrico, apenas esta função) e de altura e profundidade do volante. Este possui quatro raios e revestimento em couro, com ótima empunhadura, e traz integrados os comandos do controlador de velocidade. Um item de série, cabe destacar, e não vinculado ao câmbio automático como no Vectra CD. Os comandos ficam todos à mão e há farto espaço para objetos, como um compartimento no console central que aloja fitas-cassete, CDs e ainda serve de porta-copos para os ocupantes do banco traseiro. Até porta-caneta foi previsto para evitar seu transporte no bolso, perigoso num acidente. O ar-condicionado se liga quando a ventilação é dirigida ao pára-brisa, evitando perigosos embaçamentos. Os instrumentos básicos têm fácil leitura e o mostrador de combustível permanece sempre ligado, conveniência típica Ford que permite saber quanto há no tanque logo que se entra no veículo.
No
interior tradicional, volante perfeito e com dupla regulagem, ar-condicionado automático
e controle de velocidade
Embora mostre boas soluções como a parte sub abdominal dos cintos dianteiros integrada ao banco (mantêm-se em posição ideal, independente do ajuste em distância), espelho retrovisor esquerdo convexo (aumenta o campo de visão) e limpador de pára-brisa com intervalo regulável, o Mondeo fica devendo alguns recursos. Só há espelho, e sem iluminação, no pára-sol direito; os controles elétricos de vidros não trazem temporizador e o sistema um-toque fica restrito à descida da janela do motorista (no Vectra todos sobem e descem a um toque, com anti esmagamento); e faltam cortina pára-sol no vidro traseiro, espelho interno fotocrômico, pára-brisa degradê e mesmo luzes de leitura.
As maçanetas internas iluminam-se com as lanternas acesas, mas poderiam ter aspecto mais requintado que plástico fosco. O banco traseiro destrava-se apenas pelo porta-malas, o que seria uma boa solução paro entregar o carro a manobristas -- se houvesse uma chave adicional para esses fins que não abrisse o porta-malas... E o extintor de incêndio, não-obrigatório lá fora e por isso aplicado aqui, fica pouco acessível à frente dos pés do passageiro.
Mecanicamente o Mondeo não inova, mas reúne um conjunto equilibrado e eficiente. O motor Zetec utiliza bloco de aço, e não alumínio como a versão SE de 1,4 litro do Fiesta, mas tem o cárter estrutural em alumínio e adota a mesma injeção EEC-V, de funcionamento impecável. Apesar do valor máximo mediano (17,9 mkgf a 3.700 rpm), o torque disponível em baixa rotação é satisfatório e permite um dirigir tranquilo no trânsito. O Zetec demonstra outras qualidades, como ótimo nível de ruídos e vibrações -- apenas se nota um ronco agradável sob aceleração total -- e desempenho bastante adequado à proposta do modelo. O controle de velocidade mantém o ponteiro imóvel mesmo em aclives e declives médios: prático e seguro para não superar a velocidade estabelecida em viagens. O câmbio é suave e preciso, a embreagem tem comando hidráulico e a ré não impõe travas adicionais, apenas traz um "freio" interno que evita arranhadas em engate rápido.
A
carroceria inclina-se nas curvas, mas com atitude neutra e previsível; ótimos freios
Apesar da procedência européia (Bélgica), o sedã da Ford revela alguma tendência norte-americana na calibragem de suspensão, bastante macia, que permite certa inclinação em curvas. De resto, só elogios: atitude neutra em curvas, bom comportamento em piso irregular e baixo nível de ruído. Curioso que o automóvel utiliza esquema de suspensão traseira mais simples que a perua da linha, dotada de multi braço. Os freios dispõem de discos apenas na dianteira, o que pode surpreender alguns pelo padrão do modelo, mas revelaram grande eficiência na avaliação. Até mesmo a regulagem do anti travamento é correta, no sentido de não liberar os freios em demasia sobre estrada ondulada.
Tudo somado, o Mondeo GLX aparece como grande alternativa no segmento. Conta com ampla assistência técnica, demonstra ótima qualidade de construção e reúne os requisitos mais desejáveis num carro médio-grande. Uma opção a considerar.
Segue aqui uma lista de peças compativeis do mondeo para quem não consegue encontrar.
Peças Compativeis Ford Mondeo 2.0 16V Zetec
Borrachão Lateral = Ford Courier
Bomba de Combustível = Trocar o Refil – Universal
Porta Escovas Completo = Ford Fiesta
Coifas Homocinéticas = Ford Escort Zetec
Tambor de Freio Traseiro = Ford Fiesta 1.0 / Super Chager, Ford Courier 1.6/1.3/16V, Ford Ecosport 4x4...
Cubo e Rolamento das Rodas Traseiras sem ABS = Ford Courier
Coifa Direção = Ford Escort Zetec
Jogo de Velas = Ford Escort Zetec
Tucho de Válvula = Motores Ford Zetec (Escort , Mondeo, Fiesta, Focus, Ka, Ecosport...)
Válvula de Admissão = Motores Ford Zetec (Escort , Mondeo, Fiesta, Focus, Ka, Ecosport...)
Válvula de Escape = Motores Ford Zetec (Escort , Mondeo, Fiesta, Focus, Ka, Ecosport...)
1 Retentor da Caixa = 2 Retentores do Ford Escort Zetec
Sensor Temperatura Água (IE) = Ford Escort, Ford Fiesta, Ford Focus, Ford Courier
Mangueira Superior Radiador = VW Logus ou Fiat Tempra
Buchas Barra Estabilizadora Traseira = VW Logus ou Fiat Uno (azul)
Buchas Bieleta = VW Santana
Buchas Barra Estabilizadora Traseira = Ford Fiesta (após 2000)
Bomba d’agua = Ford Escort Zetec (com Ar Condicionado)
Jogo de Junta = Ford Escort 2.0 Zetec
Pestanas do Vidro = Ford Escort Hobby (interna) fazer acabamento com tesoura)
Válvula Termostática = Ford Escort Zetec – Ford Focus
Filtro de Ar = Ford Fiesta 1.0 (Super Charger) Basta Cortar 1 cm e tirar a espuma
Bucha Trambulador = Ford Escort ou VW Gol (basta cortar um canto)
Molas = GM Opala (traseira)
Sonda Lambda = Ford Escort Zetec / Rocam – Ford Ecosport 1.0-1.6-2.0 – Fiesta – Courier etc...
Tampa Reservatório (radiador) Ford Escort Zetec – Ford Ka – Ford Fiesta – Ford Courier – Ford Focus
Motor de Arranque = Ford Escort Zetec
Cabos de Vela = Ford Escort Zetec
Pisca Lateral = Ford Escort Zetec
Bobina = Ford Escort Zetec – Ford Ka – Ford Courier – Ford Fiesta (1.0-1.3-1.4 até 99)
Botoeira Vidros Elétricos Porta do Motorista = Ford Escort Zetec
Palhetas = Ford Escort Zetec – Ford Focus – Ford Verona – Ford Taurus
Regulador de Pressão = Ford Escort Zetec
Parafuso do Cubo Diant. e Traseiro = Ford Focus – Ford Courier
Parafuso de Cabeçote = Ford Escort Zetec
Reparo Bico Injetor = Ford Escort Zetec
Retentor do Volante = Ford Escort Zetec
Retentor Haste de Válvula = Ford Escort Zetec
Interruptor da Luz de Ré = Ford Ka – Ford Fiesta – Ford Courier – Ford Escort
Interruptor Pressão do Óleo = Ford Ka – Ford Fiesta – Ford Courier – Ford Escort
Cilindro
de Freio (traseiro) = Ford Courier basta ovalar o buracos dos parafusos
ou aproveitar os reparos e continuar com cilindro original !
Interruptor do Vidro Elétrico dos Passageiros = Ford Ecosport (basta trocar a tampinha superior)
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