AUTO ELÉTRICA ELETRICAR

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

como limpar a DPMFE ( egr)

como limpar a DPMFE ( egr)

Saindo do forno mais um SAF interessante! Quem ainda não teve problemas dos leves tranquinhos, quando em velocidade constante, em cerca de 2000 a 2500rpm na barca??? Pois é e a solução era logo radical: isolar a válvula EGR! Mas na verdade, ela não era o problema!

Bem, finais de semana, sem muito o que fazer, fui fuçar na net e na barca, sobre EGR, porque eu queria testar e voltar a rodar com ela normal. Quando vi o funcionamento da EGR, disse: "- Porra, não tem mistério! É uma válvula que abre com o vácuo! Ela deve estar travada aberta, por isso engasga."

Retirei a EGR, limpei com descarbonizante. Tirei toda a carbonização. A válvula ficou um doce, botava sugar na entrada da mangueirinha de vácuo que ela abria fácil! Infelizmente não tirei fotos!
Montei e os tranquinhos voltaram (digo voltaram porque estava isolada, portanto sem tranquinhos).

Fucei mais na net e entendi, mais ou menos, o funcionamento do sistema. Vamos ao gráfico:



O sistema é assim: a EGR é a válvula que abre ou fecha a recirculação de gases. Essa recirculação é medida pela DPFE, que gera um sinal para a central. Esse sinal é interpretado pela central, que envia um comando para a EVR regular a quantidade de vácuo que vai para EGR, aumentando ou diminuindo a abertura da EGR, portanto mandando mais gases do escape para admissão ou fechando!
Simples! hehehe

Então, se a EGR abre e fecha fácil após a limpeza, e o problema permanece (no meu gerava código P0401 - Fluxo de recirculação insuficiente), falta testar os outros componentes. Logicamente, tenha certeza que nenhuma mangueira de vácuo está rasgada ou solta.

Aqui ela:


Para removê-la, solte esse sextavado, que é 10mm, e tem um abaixo também. E solte a porca na parte de baixo da EGR, que é uma porca 20 ou 22mm, não lembro. Essa porca grande, oxida e dá uma trabalho legal para soltar, por isso recomendo jogar um pouco de descarbonizante nela, que desprende mais fácil.

EVR: Pelo o que li, a EVR basta ter resistência de 30 a 70 Ohm e ao ligar o motor da barca, quando frio, ela não deve mandar vácuo para a EGR, nem deve abrir em lenta. A minha está OK! Até porque, eu desmontei essa peça e não tem mistério, é um sistema de pequeninas válvulas, controladas por tensão, que redireciona o vácuo captado na admissão:
É essa criança:


Essa tampinha de cima não é difícil de retirar. Com uma chave de fenda vá liberando as travas, que ela sai. Aí você verá um caninho, logo abaixo um circuito e na tampa há um filtro de ar.
Como eu desmontei, eu aproveitei e limpei o filtro e mandei descarbonizante e limpa-contatos dentro dos caninhos. Usei essa sequência porque o descarbonizante demora a secar, mas remove mais sujeiras, então o limpa-contatos vem e remove todo o descarbonizante, deixando tudo limpíssimo.

DPFE: os demais estando OK, falta testar essa bendita, que já antecipo: tenho quase toda certeza que é 98% dos casos de falha no sistema de recirculação e vocês verão porquê!

Aqui a bendita:



Essa peça capta o gás que vem direto pelo tubo da EGR, oriundo do coletor de escape por uma mangueira, que é a EMS lá no primeiro esquema. Tem um orifício no tubo da EGR, para reduzir o fluxo e logo após essa constrição, entra mais um tubo para a DPFE, que é a IMS do esquema. O DPFE calcula essa diferença de pressão entre os dois tubos, que vai variar com o fluxo gerado pela abertura ou fechamento da EGR. Essa condição gera uma variação de tensão que vai para a central, comandando a EVR para controlar a abertuda da EGR.

A DPFE tem um plug com 3 fios, como mostrei, você deixa o conector ligado, aterre um multímetro no neutro da bateria e a outra ponta mete no
- no terminal de baixo: tem que ter cerca de 5V, porque é o que vem da central.
- no terminal de cima, o número varia com o estado da EGR. Você pode retirar a mangueira de vácuo da EGR e pôr uma mangueira onde você possa sugar. Aí veja o comportamento dos V quando não suga (EGR fechada) e quando suga (EGR aberta - nesse caso, em lenta, o motor vai falhar legal).
Se sugando ou sem sugar a mangueira, ou seja, com EGR aberta ou fechada, não houver diferença de leitura: BINGO! Sua DPFE está ferrada! Na minha ela ficou entre 0,12 e 0,17V independente da posição da EGR, mas mexe aqui, mexe lá, começou a ler como uma Lambda (oscilando entre 0,2 e 1,2V, dependendo da aceleração, da sugada na EGR, mas depois travou de novo em 0,16V e lá ficou!

Então retirei a DPFE e resolvi desmota-la! Isso mesmo, vi em uns sites americanos que uns doidos desmontaram, então resolvi fazer o mesmo:

Quando retirei minha DPFE, olha o estado dos tubos:


Viram as crostas?? Produto do escape... por isso disse que tenho quase toda certeza que 98% das falhas do sistema EGR é culpa desse treco!

Limpei com descarbonizante e ficou assim:



Mas não resolveu! Certamente a crosta estava profundamente, lá dentro do sistema que capta a pressão!

Vejam que a peça é fechada por 6 cravos!



Basta pegar um prego ou uma broca, fina o bastante para passar pelos furos e soltar os cravos. Ponha o prego ou broca nessa parte da foto anterior, que é onde fica o rebate dos cravos. Do outro lado, a "cabeça" é maior e é quem fixa.

Usei esse pedaço de broca:



E fui batendo na parte rebatida do cravo, com cautela, sobre um pedaço de madeira e fui soltando os cravos. Eu usei um pouco do descarbonizante sobre os cravos, tanto na frente como no verso, para soltar mais fácil.

E o resultado? 6 cravos na mão! É bom retirar com cautela, porque ainda dá para aproveitar os cravos. Ou pode comprar parafusos e porcas, para fechar.



Ao abrir a DPFE, será que havia alguma surpresa???





Que nada... como era de se esperar, estava ENTUPIDO de crosta! Os orifícios não davam mais acesso ao componente que lê a pressão, tudo entupido por essa borra branca. Note na segunda foto, que por baixo da crosta há uma peça de cerâmica, que está entupida também por crosta. Ah, e tem que levantar o circuito (não retirei o circuito, apenas levantei mesmo) junto com a cerâmica, para limpar também, que é onde fica a outra entrada da DPFE,  também estava entalada de crosta.

Descarbonizante + limpa-contatos + chave de fenda.
(relembrando, usei descarbonizante e depois o limpa-contatos, porque esse segundo remove o primeiro, deixando tudo limpinho e seco).




E olha o resultado:



Agora a peça pode captar os gases. Se vai prestar, ainda não sei. Porque dei uma pausa para almoço e ainda não pus de volta no carro.
As juntinhas foram lavadas com água mesmo.
Note, dentro da junta quadrada, há uma membrana, tipo um papel celofane, que tem um lado certo, por baixo da cerâmica, na parede que fixa o circuito. Nesse lado, a cerâmica tem um orifício e acho que o deslocamento dessa membrana gera alguma alteração que será captada pelo sistema.

Montei as juntinhas, devido ao estado delas, com uma cola de juntas da Mahle, que parece um veda-rosca de canos, mas é um produto automotivo mesmo.

Feche tudo bonitinho, como era antes, recoloque o cravos no lugar e agora, com um metal cilíndrico de ponta, bata na parte dos cravos que bateu para remover, porém agora, com objeto de ponta, para abrir o cravo, travando, do mesmo jeito que era antes:


Obs: é bom usar alguma coisa para fixar as duas metades bem juntas, para o cravo segurar numa posição que lacre legal.
Obs2: escore o outro lado do cravo, ao rebater, para ele não sair ou travar frouxo.


E, finalmente, um acabamento nas frestas laterais, com a mesma cola de junta, para não haver vazamento de gases pelo contorno:



Pronto! Só montar e testar! Pior do que estava, certamente não ficará!
Ah, as mangueirinhas não tem como errar! Têm diâmetros diferentes e se quiser ter certeza, na peça vem escrito REF, que é o ducto que pega a mangueira que fica para o lado do coletor de escape e é o lado que entra a mangueira mais próxima da EGR.

Bem, minha parada, enquanto postava esse SAF, foi para esperar a cola secar... então ainda não montei para testar!
Estou indo agora montar e depois de testar tudo, eu posto aqui os resultados.
E fica a dica: quem ainda não teve problemas e quiser se aventurar, é uma boa ideia abrir e limpar, porque com toda certeza já deve haver bastante crostas! Mas claro, a abertura só é possível se for a peça de alumínio. Nos mais novos, a Ford trocou por uma peça de plástico, aí creio que não seja tão fácil abrir.
deixem seus comentarios se funcionou depois desta limpeza,assim voce ajuda outras pessoa a resolver mais este problema. compartilhem divulguem este blog, agradeço a todos!!!!!!
Se tiverem duvidas deixem suas preguntas e tentarei respondelas assim que puder......

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ford mondeo:historia no brasil


O Mondeo chegou ao Brasil em 1995, ano em que acabou a parceria. Sedã médio-grande de desenho arredondado e em sintonia com o mercado europeu, foi importado da Bélgica para substituir o Versailles (também conhecido como clone do Santana).

Na Europa, o Mondeo foi lançado em 1993 para suceder o Sierra. A intenção era mesmo ser um carro mundial. Além de fabricado na nova fábrica belga de Genk, foi vendido nos Estados Unidos com o nome de Contour e também com a marca Mercury Mystique.

Voltando ao Brasil, chegou nas opções de carroceria sedã de quatro portas, liftback de cinco portas e perua (Station Wagon), também de cinco portas (na verdade, a quinta porta é a tampa do porta-malas que dava acesso ao interior do carro), todas nas versões de acabamento CLX e GLX, ambas com motor Zetec de 16 válvulas, respectivamente 1.8 de 115 cavalos e 2.0 136cv.
Foto da SW: Wikipedia


Com ar condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica escamoteável, vidros, travas e espelhos elétricos, desembaçador do vidro traseiro e retrovisores externos, air bag do motorista e cintos com pré-tensionadores desde a versão básica, além de bancos do motorista com ajuste elétrico e opcionais como câmbio automático, teto solar e rodas de alumínio na versão GLX, o Mondeo tinha um bom custo-benefício e preço compatível com os seus concorrentes nacionais na época, como o Chevrolet Vectra, o Fiat Tempra e até o Volkswagen Santana e gêmeo Ford Versailles, antecessor do Mondeo, que acabou não resistindo muito no mercado. Concorria também em vantagem com os importados Volkswagen Passat, Renault Laguna, Peugeot 405 e Citroën Xantia.

Além do estilo e do custo-benefício, o Mondeo também tinha ótimos acabamento, espaço interno e dirigibilidade. Desempenho (chegava aos 202 km/h, segundo a revista Quatro Rodas) e consumo (média de 10,92 km/l) eram satisfatórios. Seus pontos fracos eram o porta-malas de 369 litros (471l na perua) e a carroceria muito baixa. Como consequência disso o para-choque dianteiro sempre raspava em quebra-molas e rampas, chegando até a trincar ou mesmo se quebrar. A peça não era muito barata. Houve quem improvisasse um para-choque de outro carro, inclusive do Palio, como eu já vi no Mondeo de um ex-professor da faculdade.

Em 1997, o Mondeo chegou com profunda reestilização frontal e traseira. A estrutura da carroceria era a mesma. A grade passou a ser bem oval com contornos cromados. Era um modismo exagerado da Ford na época de querer remeter a identidade visual de todos os seus carros às formas do seu logotipo. Os faróis passaram a ser grandes e bem envolventes, assim como as lanternas traseiras do sedã. A tampa do porta-malas deste ficou mais arredondada. Por dentro o desenho básico do painel também foi mantido, mas os comandos e instrumentos foram atualizados. A perua, no entanto, só ganhou uma régua cromada na traseira como o irmão de três volumes. Já o hatch, que ganhou lanternas parecidas com a do sedã, deixou de vir para o Brasil.

Foto da traseira: Wikipedia
Foto do painel: Fabrício Samahá (Bestcars Website)
O custo-benefício se manteve, mas o motor da versão CLX aumentou de cilindrada, passando a 2.0. Porém, a potência do Zetec, também usado no GLX, caiu de 136 para 130 cavalos. Bom para o primeiro, ruim para o mais caro. Em 1999 chegou a versão Ghia, com motor V6 2.5 de 170 cavalos, esperado desde o lançamento quatro anos antes.
Em 2002 o Mondeo perdeu a competitividade que tinha no mercado ao ser totalmente reestilizado. Saía o conceito oval e entrava o New Edge. Tornou-se um carro maior, mais luxuoso e bem mais caro. Seu antigo segmento no mercado foi ocupado pelo Focus Sedan argentino. Veio apenas o sedã com motor Duratec 2.0 de 147 cavalos na versão Ghia. A SW ficou de fora desta vez.

Fotos: Reginaldo Manente (Ford)

O Mondeo voltou a ser levemente reestilizado em 2005. Entretanto, no ano seguinte, a Ford viu que o Fusion, maior e fabricado no México, saía mais rentável porque o Brasil tem acordo comercial com o país latino-americano, que o isenta de imposto de importação. De lá, já viera, entre 2001 e 2004, o Fiesta Sedan. Resultado: o belga e caro Mondeo saiu de cena definitivamente no Brasil. Em vez da moderna terceira geração, com estilo Kinetic, a Ford do Brasil preferiu o conservador e quadrado Fusion.

sábado, 1 de setembro de 2012

computador de bordo mondeo 97

Se você possui um mondeo ano 97 e gostaria de instalar um computador de bordo igual ao do mondeo V6 , fique sabendo que funciona direitinho, eu instalei no meu e ficou ótimo, se você possui o mondeo 97 com teto solar ( o modelo mais completo ) é mais fácil ainda de instalar. mas da pra fazer nos dois modelos,vou passar o tutorial completo de como fazer a instalação.
se vocês tiverem duvidas é só deixar um recado que responderei assim que possilvel...

sábado, 11 de agosto de 2012

colocar nome do blog correndo na aba do navegador

Vá no seu blog , clic em modelo , depois em editar HTML , Cole o script abaixo, depois de </head>.
para achar  </head> ,no editor de html ,é so precionar ctrl + f que ira abrir uma aba de busca ai é so copiar e colar o nome que ele busca sozinho.






<script language="JavaScript"> var txt=" TÍTULO DO BLOG "; var espera=80; var refresco=null; function rotulo_title() { document.title=txt; txt=txt.substring(1,txt.length)+txt.charAt(0); refresco=setTimeout("rotulo_title()",espera);} rotulo_title(); </script>


Agora vamos customizar, veja que bem no começo do código está em negrito TÍTULO DO BLOG, substitua pelo nome do seu blog e não tire os espaços entre o nome e as aspas porque senão fica tudo grudado, mas ainda não salve, apenas visualize, se gostou do resultado, ok, salve.

Observações: O script não muda, mesmo você mudando de página toda hora, ele sempre ficará no nome que você digitou no seu html, por exemplo, se você for pra página parcerias, o título seria seublog: Parceiros, mas com o script continua o que você digitou.
Duvidas? deixe um comentario.

sábado, 7 de julho de 2012

Os melhores videos do youtube

 presidente jair bolsonaro
5 morte por coronavirus em são paulo

ensinando

fedorzão
cabra cega
lula solto?

                                        


melissa e dudu

venezuela
 
 

                calopsita 1. banho de chuva
                                          
calopsita doente
                                          
VIRADA 2014 2015
 
FOGOS VIRADA 2015
BRINCANDO COM BARRO
                                         
RISADA
                                        

bryan gantinhando



viagem ao rio grande


bryan com seu chocolate



                                                                                                 
virada de ano em casa part 1
 
virada de ano em casa part 2                           
tomando um banho
 

bryan no berço aquecido
      
    
melissa tomando banho
 

A sujeira dos politicos


meteoro na russia

GCM contra os skatistas na praça roosevelt




mentiras da globo


fotos tiradas em São francisco do sul   
 
video dedicado ao governo    
 

Alguns aniversários
 

Video feito em Treze tilhas
 
Os três vídeos a seguir foram feitos em Urubici
 
 
Deixem seus comentários sobre os vídeos e assinem os feeds para receberem e-mails sobre novas postagens. ou acessem meu canal no youtube.      http://www.youtube.com/user/mss806/featured

Cursos 24 Horas

Cursos Online

Cursos Online

quinta-feira, 14 de junho de 2012

mondeo 2011



A Ford divulgou nesta sexta-feira, 25 de junho, imagens oficiais da linha Mondeo 2011. O modelo, que é oferecido na Europa nas versões station wagon, sedan e notchback, ganhou modificações visuais na parte dianteira e também na traseira. Confira as fotos.

Na parte dianteira, o Ford Mondeo 2011 passa a contar com uma entrada de ar inferior maior do que a atual além de novo formato do para-choque com luzes diurnas de LED integradas.


Na parte traseira, as lanternas também passa conter elementos de LED enquanto o para-choque foi levemente modificado. Na parte interna, o modelo recebe um novo console central.


As novidades mecânicas ficam por conta de duas novas opções de motor, uma 2.2 TDCi de 200 cv e outra de 2.0 e 240 cv. O Mondeo também será oferecido com o motor 2.0 l EcoBoost a gasolina de 203 cv e variantes de um 2.0 TDCi diesel com potências de 112, 137 ou 163 cv.

Além das mudanças visuais e mecânicas, o Ford Mondeo 2011 também ganha o Lane Departure Warning – sistema que alerta o motorista quando detecta a mudança de faixa involuntária – e o dispositivo automático de controle do feixe de luz.



Limitador de velocidade

Isto é projetado para ajudar o motorista a definir um limite de velocidade de escolha, que o veículo irá impedi-los de involuntariamente superior. Independentemente da velocidade atual do veículo, com limitador de velocidade o condutor pode seleccionar uma velocidade máxima (como o limite de velocidade urbana adequada ou um limite de velocidade temporárias roadworks) além do qual o pedal do acelerador não vai aceitar a entrada adicional. O motorista pode dirigir o carro normalmente até que a velocidade pré-selecionada.
O visor do painel de instrumentos oferece ao condutor informações sobre a velocidade definida eo status do sistema. Quando necessário, o sistema pode ser anulado por pedal do acelerador “kick-down”.
Quando esta opção é tomada, o interruptor de desativação traseira janela no painel da porta do motorista também opera um bloqueio de energia na porta traseira. Este recurso oferece aos clientes mais flexibilidade, conveniência e controle quando transportam crianças nos assentos traseiros.


Câmera de visão traseira

Uma câmera traseira montado novo é opcional com o novo Ford Mondeo, quando equipado com o DVD gama-excelente / SD PLUS sistema de navegação e sensores de estacionamento Distância. Isso proporciona uma visão clara e ampla da área a parte traseira do carro, exibido automaticamente na tela de sete polegadas de cor quando marcha à ré é selecionada. A visão grande-angular fornecida é de um nível suficientemente baixo para ajudar o motorista a evitar pequenos obstáculos e reduzir o risco de reversão para eles.
vejam como sera o novo mondeo 2012...


mondeo 2012!!! este vem para o brasil

Confira as primeiras imagens do novo Ford Mondeo
Versão europeia do Fusion deve chegar às ruas do continente apenas em 2013 A família Mondeo já tem tradição na Europa. A primeira geração pintou por lá em 1993, com variantes sedã, hatch e perua, e era desenvolvida tendo como referência o gosto do consumidor europeu por carros mais funcionais e elegantes do que as “banheiras” robustas que dominam o mercado norte-americano. Depois de quatro gerações do carro por lá – três delas vendidas no Brasil, entre 1995 e 2006 –, o destino do modelo se une ao do Fusion, sedã de porte semelhante desenvolvido para os Estados Unidos e que substituiu o Mondeo por aqui. A quinta geração do Mondeo será o mesmo Fusion apresentado em Detroit, mas com algumas adaptações necessárias. A Ford acaba de divulgar as primeiras imagens do futuro modelo para a Europa. A estreia oficial foi exibida no Salão de Genebra, em março, e o correspondente europeu ganha pequenos indícios de personalidade própria em detalhes nas lanternas, faróis, para-choques e rodas de liga leve. Além disso, a Ford promete uma lista de equipamentos diferente para o Velho Continente, bem ao gosto local. Por lá, o Mondeo também deve ganhar as tradicionais carrocerias station wagon e notchback. A chegada do novo Mondeo ao mercado europeu, contudo, não será tão apressada quanto a do Fusion. Enquanto a versão norte-americana chega às ruas em meados deste ano, o Mondeo aparece nas concessionárias apenas no início de 2013. A gama de motores será formada por um 1.6 litro Ti-VCT de 125 cv, 1.6 litro turbo EcoBoost de 180 cv e 2.0 litros turbo EcoBoost de 240 cv. Como é tradição na Europa, haverá uma variante diesel, que deve receber uma versão atualizada do 2.0 litros TDCI. E um Mondeo híbrido também deve pintar por lá, com conjunto de 185 cv e transmissão CVT. para quem possui um mondeo e sabe como ele é bom,com certeza vai gostar deste também

525035_Save 10% Today At SuppliesOutlet.com

Cursos 24 Horas

Cursos Online

Cursos Online

domingo, 10 de junho de 2012

Como Ganhar Dinheiro com Google Adsense

Google Adsense é um programa desenvolvido pelo Google como um meio de exibir seus anúncios em sites de outras pessoas ou empresas e em troca você receberá uma comissão sobre o dinheiro gerado quando esses anúncios são clicados.
Ganhar dinheiro com Adsense não é tão fácil como todos pensam. A maioria das pessoas pensam que se tiver um site com várias páginas começarão a ganhar dinheiro facilmente através de cliques. É um total mal entendido!
É necessário muito tráfego, ou seja, tráfego em massa porque o valor que se ganha por cada clique é muito baixo e ainda pode variar muito, em média ficam em torno de $0,06 a $0,15. Se você não tiver muuuuuito tráfego nunca conseguirá ganhar um valor que realmente faça diferença no seu orçamento.
Além disso, o Google tem suas regras próprias e se ele entender que existe algum tipo de trapaça na sua forma de anunciar, provavelmente você será banido antes mesmo de receber qualquer valor pelo trabalho executado. Muitas pessoas pensam que estão bem quando chegam perto do valor mínimo exigido para receber o primeiro pagamento, mas o Google está um passo à frente do jogo. Milhares de pessoas já se viram banidas do Google, quando estavam prestes a receber o valor mínimo. Sim, é isso mesmo! Você deve se sujeitar as normas do google.
Se o Google suspeitar de algo, ele banirá qualquer pessoa que possa, mesmo remotamente, ser visto como trapaceador. Essa é a maneira com que o Google constrói sua clientela, pois ele defende a sua reputação de qualidade, ele está certo em fazer isso, pois fazer parte é opção de cada um.
O Google Adsense exibe anúncios contextuais, isto é, se o seu site fala sobre cachorros, ele exibirá em seu blog anúncios relacionados a cachorro. Tudo bem até aí, porém se você vende um curso sobre como aprender a tocar violão, por exemplo, e colocar o adsense no seu site, ele exibirá anúncios relacionados a violão e que muito provavelmente serão anúncios de seus concorrentes! Ora, porque divulgar seu concorrente dentro do seu próprio site para ganhar alguns centavos?
Então, como você pode ganhar dinheiro com o Adsense? Eu disse que não é fácil, mas existem pessoas que já conseguiram, no entanto, são poucos se considerarmos a quantidade de pessoas que tentam essa forma de ganhar dinheiro na internet todos os dias, no mundo inteiro.
Bom, isso é o que tenho de experiência e o que vejo acontecer com milhares de pessoas.

 Precisamos ser realistas, pois tempo é dinheiro!
visitem este link para saber mais.. 
525035_Save 10% Today At SuppliesOutlet.com

Cursos 24 Horas

Cursos Online

Cursos Online

sábado, 9 de junho de 2012

Mondeo

Mondeo GLX
Opção da Ford traz amplo espaço, mecânica moderna
e bom comportamento dinâmico num segmento disputado





  fotos: Fabrício Samahá
Novo motor para o Vectra, reestilização do Toyota Corona e do Honda Accord, a chegada do novo Passat: o segmento dos médios-grandes tem estado agitado como nunca no Brasil. Para analisar as chances de competição da Ford neste segmento avaliamos um Mondeo GLX, versão mais luxuosa do sedã que também oferece o acabamento CLX, mais simples, com um motor V6 de 2,5 litros

Com 2,70 metros entre eixos, o Mondeo pertence claramente ao segmento D do mercado. Está portanto um degrau acima do Marea, Civic e outros médios, aos quais algumas publicações insistem em compará-lo. Resultado de um projeto vultuoso de seis milhões de dólares, foi lançado na Europa em 1993 e três anos depois assumiu as formas atuais, integradas ao New Edge Design que a Ford vem propondo em toda a linha, do Ka ao Taurus. A versão GLX, com o mesmo motor Zetec de 2 litros e 16 válvulas da CLX, custa R$ 38.684 com câmbio manual. O único opcional é câmbio automático de quatro marchas. Todo o resto vem de série, com destaque para duas bolsas infláveis, freios anti travamento (ABS), teto solar elétrico e controle automático de temperatura do ar-condicionado .
A remodelação em 1997 deu-lhe linhas arrojadas, como nos faróis e lanternas que avançam nos pára-lamas

As linhas sóbrias e algo anônimas do primeiro Mondeo -- dizia-se à época que pareciam a fusão entre diversos modelos japoneses -- deram lugar a traços mais fortes e agressivos. Faróis alongados e enormes lanternas traseiras, que avançam pelos pára-lamas, detalhes cromados na grade e na moldura de placa traseira, a saída de ar no pára-choque posterior: tudo concorre para um ar de grande personalidade. As opiniões se dividem: há quem goste e quem deteste -- difícil é ficar indiferente.

Mais tradicional é o interior do Mondeo, bem-acabado como de tradição na Ford. Modificações sutis foram feitas na remodelação da linha '97, apenas nas saídas de ar. Disso resulta certo desacordo entre a aparência antiga do painel e volante e o arrojo das linhas externas. Mas as críticas param por aí. O espaço interno, efetivamente amplo, permite acomodar cinco adultos com conforto. O velho meio de comparação funciona bem neste caso: ajuste o banco do motorista a seu porte físico e sente-se atrás. O resultado estará entre os melhores da categoria. O banco traseiro oferece encosto de cabeça e cinto de três pontos também para o passageiro central.

Encontrar a posição de dirigir ideal torna-se fácil com os ajustes de altura do banco (elétrico, apenas esta função) e de altura e profundidade do volante. Este possui quatro raios e revestimento em couro, com ótima empunhadura, e traz integrados os comandos do controlador de velocidade. Um item de série, cabe destacar, e não vinculado ao câmbio automático como no Vectra CD. Os comandos ficam todos à mão e há farto espaço para objetos, como um compartimento no console central que aloja fitas-cassete, CDs e ainda serve de porta-copos para os ocupantes do banco traseiro. Até porta-caneta foi previsto para evitar seu transporte no bolso, perigoso num acidente. O ar-condicionado se liga quando a ventilação é dirigida ao pára-brisa, evitando perigosos embaçamentos. Os instrumentos básicos têm fácil leitura e o mostrador de combustível permanece sempre ligado, conveniência típica Ford que permite saber quanto há no tanque logo que se entra no veículo.
No interior tradicional, volante perfeito e com dupla regulagem, ar-condicionado automático e controle de velocidade

Embora mostre boas soluções como a parte sub abdominal dos cintos dianteiros integrada ao banco (mantêm-se em posição ideal, independente do ajuste em distância), espelho retrovisor esquerdo convexo (aumenta o campo de visão) e limpador de pára-brisa com intervalo regulável, o Mondeo fica devendo alguns recursos. Só há espelho, e sem iluminação, no pára-sol direito; os controles elétricos de vidros não trazem temporizador e o sistema um-toque fica restrito à descida da janela do motorista (no Vectra todos sobem e descem a um toque, com anti esmagamento); e faltam cortina pára-sol no vidro traseiro, espelho interno fotocrômico, pára-brisa degradê e mesmo luzes de leitura.

As maçanetas internas iluminam-se com as lanternas acesas, mas poderiam ter aspecto mais requintado que plástico fosco. O banco traseiro destrava-se apenas pelo porta-malas, o que seria uma boa solução paro entregar o carro a manobristas -- se houvesse uma chave adicional para esses fins que não abrisse o porta-malas... E o extintor de incêndio, não-obrigatório lá fora e por isso aplicado aqui, fica pouco acessível à frente dos pés do passageiro.

Mecanicamente o Mondeo não inova, mas reúne um conjunto equilibrado e eficiente. O motor Zetec utiliza bloco de aço, e não alumínio como a versão SE de 1,4 litro do Fiesta, mas tem o cárter estrutural em alumínio e adota a mesma injeção EEC-V, de funcionamento impecável. Apesar do valor máximo mediano (17,9 mkgf a 3.700 rpm), o torque disponível em baixa rotação é satisfatório e permite um dirigir tranquilo no trânsito. O Zetec demonstra outras qualidades, como ótimo nível de ruídos e vibrações -- apenas se nota um ronco agradável sob aceleração total -- e desempenho bastante adequado à proposta do modelo. O controle de velocidade mantém o ponteiro imóvel mesmo em aclives e declives médios: prático e seguro para não superar a velocidade estabelecida em viagens. O câmbio é suave e preciso, a embreagem tem comando hidráulico e a ré não impõe travas adicionais, apenas traz um "freio" interno que evita arranhadas em engate rápido.
A carroceria inclina-se nas curvas, mas com atitude neutra e previsível; ótimos freios

Apesar da procedência européia (Bélgica), o sedã da Ford revela alguma tendência norte-americana na calibragem de suspensão, bastante macia, que permite certa inclinação em curvas. De resto, só elogios: atitude neutra em curvas, bom comportamento em piso irregular e baixo nível de ruído. Curioso que o automóvel utiliza esquema de suspensão traseira mais simples que a perua da linha, dotada de multi braço. Os freios dispõem de discos apenas na dianteira, o que pode surpreender alguns pelo padrão do modelo, mas revelaram grande eficiência na avaliação. Até mesmo a regulagem do anti travamento é correta, no sentido de não liberar os freios em demasia sobre estrada ondulada.

Tudo somado, o Mondeo GLX aparece como grande alternativa no segmento. Conta com ampla assistência técnica, demonstra ótima qualidade de construção e reúne os requisitos mais desejáveis num carro médio-grande. Uma opção a considerar. 

Segue aqui uma lista de peças compativeis do mondeo para quem não consegue encontrar.

 Peças Compativeis Ford Mondeo 2.0 16V Zetec

Borrachão Lateral = Ford Courier

Bomba de Combustível = Trocar o Refil – Universal

Porta Escovas Completo = Ford Fiesta

Coifas Homocinéticas = Ford Escort Zetec

Tambor de Freio Traseiro = Ford Fiesta 1.0 / Super Chager, Ford Courier 1.6/1.3/16V, Ford Ecosport 4x4...

Cubo e Rolamento das Rodas Traseiras sem ABS = Ford Courier

Coifa Direção = Ford Escort Zetec

Jogo de Velas = Ford Escort Zetec

Tucho de Válvula = Motores Ford Zetec (Escort , Mondeo, Fiesta, Focus, Ka, Ecosport...)

Válvula de Admissão = Motores Ford Zetec (Escort , Mondeo, Fiesta, Focus, Ka, Ecosport...)

Válvula de Escape = Motores Ford Zetec (Escort , Mondeo, Fiesta, Focus, Ka, Ecosport...)

1 Retentor da Caixa = 2 Retentores do Ford Escort Zetec

Sensor Temperatura Água (IE) = Ford Escort, Ford Fiesta, Ford Focus, Ford Courier

Mangueira Superior Radiador = VW Logus ou Fiat Tempra

Buchas Barra Estabilizadora Traseira = VW Logus ou Fiat Uno (azul)

Buchas Bieleta = VW Santana

Buchas Barra Estabilizadora Traseira = Ford Fiesta (após 2000)

Bomba d’agua = Ford Escort Zetec (com Ar Condicionado)

Jogo de Junta = Ford Escort 2.0 Zetec

Pestanas do Vidro = Ford Escort Hobby (interna) fazer acabamento com tesoura)

Válvula Termostática = Ford Escort Zetec – Ford Focus

Filtro de Ar = Ford Fiesta 1.0 (Super Charger) Basta Cortar 1 cm e tirar a espuma

Bucha Trambulador = Ford Escort ou VW Gol (basta cortar um canto)

Molas = GM Opala (traseira)

Sonda Lambda = Ford Escort Zetec / Rocam – Ford Ecosport 1.0-1.6-2.0 – Fiesta – Courier etc...

Tampa Reservatório (radiador) Ford Escort Zetec – Ford Ka – Ford Fiesta – Ford Courier – Ford Focus

Motor de Arranque = Ford Escort Zetec

Cabos de Vela = Ford Escort Zetec

Pisca Lateral = Ford Escort Zetec

Bobina = Ford Escort Zetec – Ford Ka – Ford Courier – Ford Fiesta (1.0-1.3-1.4 até 99)

Botoeira Vidros Elétricos Porta do Motorista = Ford Escort Zetec

 Palhetas = Ford Escort Zetec – Ford Focus – Ford Verona – Ford Taurus

Regulador de Pressão = Ford Escort Zetec

Parafuso do Cubo Diant. e Traseiro = Ford Focus – Ford Courier

Parafuso de Cabeçote = Ford Escort Zetec

Reparo Bico Injetor = Ford Escort Zetec

Retentor do Volante = Ford Escort Zetec

Retentor Haste de Válvula = Ford Escort Zetec

Interruptor da Luz de Ré = Ford Ka – Ford Fiesta – Ford Courier – Ford Escort

Interruptor Pressão do Óleo = Ford Ka – Ford Fiesta – Ford Courier – Ford Escort

Cilindro de Freio (traseiro) = Ford Courier basta ovalar o buracos dos parafusos ou aproveitar os reparos e continuar com cilindro original !

Interruptor do Vidro Elétrico dos Passageiros = Ford Ecosport (basta trocar a tampinha superior)

Cursos 24 Horas

Cursos Online

Cursos Online